REVIEW | Broken Blades

O gênero rogue-like está começando a se estabelecer no mercado de games e o lançamento de outros jogos na espreita deste gênero emergente acaba tendo o surgimento de jogos indies, como é o caso do rogue-like chamado Broken Blades, game 2D com elementos de plataforma criados pelo estúdio polonês Golden Egg Studio e publicado pela West Wind Games.

O título é claramente inspirado em muitos outros games indies e os elementos rogue-like de Broken Blades estão no centro do jogo. Se você não gosta desse tipo de título, isso certamente não fará você mudar de ideia, pois tudo ali é muito brutal com qualquer tipo de jogador e se você morrer terá que repetir todo o calabouço que estava enfrentando desde o início, mesmo que tenha alcançado o inevitável chefe no fim do nível.

A principal mecânica na qual o game se baseia são os níveis gerados aleatoriamente e a cada morte não nos encontraremos repetindo a mesma masmorra que já enfrentamos anteriormente, mas o layout das salas, armadilhas e inimigos será diferente.

Então, como em qualquer título como esse, às vezes o que você precisa é ter um pouco de sorte para encontrar os itens certos na hora certa e esse procedimento dos níveis não é tão bem-sucedido, pois não faz com que comece uma masmorra novamente, seja porque não haverá grandes diferenças em sua estrutura e principalmente em sua jogabilidade.

Outra fraqueza é a experiência de jogo, Broken Blades tem somente êxito em sua jogabilidade que podemos citar como satisfatória e as animações em cut-scenes são lentas e possuem a capacidade de resposta dos comandos que não é nada precisa. Após as primeiras mortes, você começará a sentir uma grande frustração, especialmente porque muitas das mortes que você encontrará acontecerão exatamente por causa dos defeitos relacionados, principalmente aos controles de baixa reação e a mecânica de combate muito mal conduzida.

O equilíbrio de combate não existe e você terá que esperar encontrar as armas certas para poder superar alguns inimigos sem sofrer muitos danos e em alguns casos acabamos tendo um verdadeiro pesadelo sem o equipamento certo que poderá resultar na morte de seu personagem.

Neste quesito o título é desequilibrado em todos os aspectos relacionados à luta e também não dá um mínimo de ajuda ao jogador para aliviar a repetitividade de iniciar uma masmorra toda vez que você morre e o sistema de atualização é fundamental em qualquer rogue-like e Broken Blades também possui
vários itens que nos permitirão nos tornar poderosos o suficiente para superar as várias masmorras.

Podemos encontrar alguns pergaminhos que nos permitirão selecionar uma das duas atualizações. Podemos decidir aumentar a saúde, armadura, ataque ou até mesmo a possibilidade de domaranimais selvagens para torná-los nossos aliados. Graças ao sistema de escolha poderemos criar uma construção muito personalizada do nosso personagem.

Fora ainda que poderemos então encontrar peças de espadas de deuses para criar a espada dos nossos sonhos, mas teremos que ter cuidado para equilibrar poder e agilidade, pois se fizermos uma espada muito grande ela será muito lenta para atacar, tornando-nos muito vulnerável a ataques de inimigos mais rápidos e se nos concentrarmos mais na agilidade, causaremos pouco dano a cada tiro.

Portanto, devemos ser capazes de encontrar o meio termo para derrotar os inimigos com o mínimo de risco.

Broken Blades é um game indie que quer emular outros rogue-like que fizeram a fortuna desse gênero nos últimos anos e infelizmente sua interessante estrutura composta por camadas processuais é prejudicada pela jogabilidade frustrante e descuidada, o que também inutiliza o bom sistema de atualização de personagens devido a lutas desequilibradas e pouco engraçadas.

O tédio da morte após a morte se instalará muito em breve com o título explorando um departamento técnico 2D sem arte inicial, com uma reciclagem de ativos muito evidente e uma trilha sonora repetitiva que logo será chata.

No geral, Broken Blades mesmo sendo vendido em um preço muito reduzido não valerá a pena tanto a pena para jogar, pois existe muitos títulos de maior sucesso do gênero e que certamente irão entreter ainda mais.

Sinopse: 

Broken Blades é um jogo de ação em plataforma 2D com belos gráficos de contos de fadas, no qual lutamos com hordas de monstros e chefes poderosos. Nosso herói está armado com uma espada que pode ser aprimorada à medida que o jogo avança, ganhando fragmentos mágicos gerados aleatoriamente. A aparência e o poder da atualização dependerão dos tipos de fragmentos que você encontrar pelo caminho. Todos os locais do jogo são gerados aleatoriamente, então cada fase tem um layout de corredores completamente diferente. Descubra e explore todos os cantos e recantos para obter atualizações que o ajudarão a lutar contra chefes.

Trailer:

 

 

Continue ligado no Protocolo XP nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.
NOTA: 4/10

1 comentário em “REVIEW | Broken Blades

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.